A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo[i], publicado pela primeira vez em janeiro de 1868. Nele destacam-se os temas: caráter da revelação Espirita, existência de Deus, origem do bem e do mal e destruição dos seres vivos uns pelos outros. Refere-se também a uranografia geral, com várias explicações sobre as leis naturais, a criação e a vida no Universo, a formação da Terra, o dilúvio bíblico e os cataclismos futuros, em seguida apresenta interessante estudo sobre a formação primária dos seres vivos, o princípio vital, a geração espontânea, o homem corpóreo e a união do princípio espiritual à matéria. No tocante aos milagres, expõe amplo estudo, no sentido teológico e na interpretação espírita; faz vários comentários sobre os fluidos, sua natureza e propriedades, relacionando-se com a formação do perispírito, e, ao mesmo tempo, com a causa de alguns fatos tidos como sobrenaturais. Desta forma, dá explicação de vários milagres contidos nos Evangelhos, entre eles, o cego de Betsaida, os dez leprosos, o cego de nascença, o paralítico da piscina, Lázaro, Jesus caminhando sobre as águas, a multiplicação dos pães e outros. Posteriormente, expõe a teoria da Presciência e as Predições do Evangelho, esclarecendo suas causas, à luz da Doutrina Espírita. Finalizando este livro apresenta um capítulo intitulado São chegados os tempos, no qual aborda a marcha progressiva do Globo, no campo físico e moral, impulsionada pela Lei do Progresso. Com este livro completa-se o conjunto das Obras Básicas da Codificação Espírita, também denominado Pentateuco Kardequiano.
[i] KARDEC, Allan. A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 31ª Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1944.
[i] KARDEC, Allan. A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 31ª Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1944.
Nenhum comentário:
Postar um comentário